HM Música

From the blog

Helder Moutinho: Leva O Fado ao Festival Flamenco Heritage!

festival-flamenco-heritage-2017

Os fadistas Helder Moutinho (voz) e Pedro de Castro (guitarra portuguesa) são os convidados especiais do guitarrista espanhol Gerardo Nuñez – um dos grandes nomes do flamenco (e do jazz) da actualidade -, actuando todos juntos no espectáculo de homenagem a Paco de Lucía “Entre Dos Aguas”. Um concerto que está integrado na primeira edição portuguesa do Festival Flamenco Heritage e que passa por três cidades do nosso país – Lagoa (28 de Outubro, Centro de Congressos do Arade), Lisboa (4 de Novembro, Aula Magna) e Évora (11 de Novembro, Teatro Garcia de Resende) -, para além de Madrid (15 de Novembro, Teatro Nuevo Apolo).

Ao longo da sua carreira – e desde 2003, com “Maldito Fado”, em que, com o seu trio de fado, convida músicos de outros géneros musicais -, Helder Moutinho já fez duetos com cantoras cabo-verdianas como Nancy Vieira. Já levou o fado ao jazz no projecto “Jazzinfado” – que está por estes dias a ser editado pela Universal Music. Já celebrou o legado da chilena Violeta Parra com o grupo El Sur. Já visitou o cante alentejano com o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa num álbum de António Chaínho. Com o Quinteto Lisboa experimentou outras sonoridades portuguesas que não o fado. E já se sabia do seu amor pelos blues, pelo tango, pela música brasileira, por algumas franjas do rock – Helder Moutinho cantou Tom Waits (entre outros) no espectáculo “Canções Urbanas”, ao lado de JP Simões e Gisela João… Faltava-lhe namorar com outro género musical que ele ama, um género “nómada e selvagem”, aqui tão próximo de nós e que tantas vezes nos é tão desconhecido: o flamenco.

Helder Moutinho fá-lo agora, com a ajuda de Pedro de Castro na guitarra portuguesa e de André Ramos na viola, todos juntos com Gerardo Nuñez e outros convidados deste guitarrista – Carmen Cortés, Antonio Carbonell, Cepillo e Pablo Martín Caminero – num espectáculo que também celebra as raízes portuguesas do maior expoente de sempre da guitarra flamenca: Paco de Lucía.

Have your say