HM Música

From the blog

Joana Machado: o regresso da voz maior do novo jazz nacional

Joana Machado - Olga Cadaval

O Centro Cultural Olga Cadaval encheu para assistir ao regresso aos palcos da cantora Joana Machado, no passado domingo, 27 de Julho, onde apresentou o seu último álbum “Blame it on my Youth”.

Na companhia dos músicos Bruno Santos (guitarra) e Óscar Graça (piano e efeitos) que participaram na gravação do disco, e de
Bernardo Moreira no contrabaixo e – na ausência de Alexandre Frazão – Joel Silva na bateria, Joana Machado arrebatou a plateia desde os primeiros acordes de “Truths and Lies”, tema de abertura do disco e single de apresentação escolhido pela Antena 1.

Ao vivo, as canções, notoriamente amadurecidas desde o lançamento do álbum, ganharam novas interpretações e a evidente cumplicidade entre todos os músicos contagiou a plateia.

Joana Machado intercalou a apresentação das suas composições originais como “Infatuation” ou “Do you know”, com os arranjos que escreveu para as canções de alguns dos artistas que mais marcaram o seu percurso pessoal e musical: “Wilhelm Scream” de James Blake, “Polly” dos Nirvana, “The Water” de Feist – que contou com a colaboração de Rita Redshoes – “Even Flow” dos Pearl Jam – em dueto com Ana Bacalhau – e “Tyrone” de Erykah Badu.

Para o final, Joana Machado e as suas convidadas brindaram o público com uma versão surpreendente de “Unravel” de Bjork, num momento de grande cumplicidade e beleza.

Joana Machado continua a confirmar, disco após disco, concerto após concerto, o seu estatuto de voz maior do novo jazz nacional, que parte dos cânones do género para abraçar um universo muito mais vasto, que desconstrói o conceito de nicho, para o restaurar simplesmente naquilo que é: música.

Facebook de Joana Machado
Site Oficial de Joana Machado
Facebook de HM Música

Joana Machado - Olga Cadaval

Have your say