HM Música

From the blog

“UM FADO NA MOURARIA” | DOCUMENTÁRIO 25 DE JULHO (RTP2)

Um fado na Mouraria

Poeta e intérprete único Hélder Moutinho representa as raízes mais fortes do Fado Tradicional. De uma voz poderosa e rara profundidade emocional, Hélder Moutinho é a prova de que  ser Fadista é uma condição de vida.

 A curta-metragem "Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria" retrata este ambiente único: a tradição das Casas de Fado; o respeito pelos anciãos; a condição de ser Fadista; o sentido de laços familiares que só o mais puro amor pela música ajuda a crescer.

 No Verão de 2014, Hélder convidou alguns amigos muito especiais para uma tarde na "Maria da Mouraria"- a Casa de Fados que dirige actualmente- para uma reunião onde se conversou sobre o Fado e a Vida. "Hélder Moutinho, um Fado na Mouraria" é o retrato de como o Fado exulta a transformação de quem o ouve.

 Convidados especiais: Bela, Celeste Rodrigues, Gaspar Varela e Silva (guitarra portuguesa), Judite Marceneiro, Tony Carolas e Rosinha de Braga.

 Hélder Moutinho é um dos poucos artistas de Fado que ainda está ligado às suas raízes do Fado tradicional, onde tudo começou quando ele era apenas uma criança. Este sentido de respeito, protecção e evolução natural trouxe Moutinho à criação de algumas das mais emblemáticas Casas de Fado em Lisboa.

 "Maria da Mouraria" a Casa de Fado hoje sob gestão de Helder Moutinho, é na verdade o berço do Fado, a antiga Casa da Severa, a primeira grande estrela conhecida da História do Fado. Agora renascida como "Maria da Mouraria", está localizada no coração do bairro da Mouraria.

Ficha Técnica "Um Fado na Mouraria" Helder Moutinho (Voz) Marco Oliveira (Voz e Viola de Fado) Ricardo Parreira (Guitarra Portuguesa) Gaspar Varela e Silva (Guitarra Portuguesa) Produção 21 Music, HM Musica e Radar dos Sons

Have your say